Visita de membros do Ministério das Comunicações ao CITEx Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Visita de membros do Ministério das Comunicações ao CITEx
Início do conteúdo da página

Visita de membros do Ministério das Comunicações ao CITEx

Publicado: Segunda, 15 Mai 2023 09:48 | Última Atualização: Segunda, 15 Mai 2023 09:51

Brasília (DF) - No dia 10 de maio, o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) recebeu a visita institucional de membros do Ministério das Comunicações. A comitiva, liderada pela Secretária Executiva do Ministério das Comunicações, Sra Sônia Faustino Mendes, conheceu a missão do Sistema de Telemática do Exército (SisTEx), as atividades desenvolvidas no Programa Amazônia Conectada (PAC) e a interconexão com o Programa Amazônia Integrada e Sustentável do governo federal.

A comitiva foi recebida pelo Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, Gen Div DAHMER, Chefe de Tecnologia de Informação, Gen Div PEDRO PAULO e pelo Chefe do Centro Integrado de Telemática, Gen Bda BARBOSA.

Na ocasião, o Chefe do CITEx, Gen Bda BARBOSA, apresentou as instalações e estrutura do Centro e as capacidades de TI que são disponibilizadas a todas as Organizações Militares do Exército.

O Exército e o Ministério das Comunicações possuem acordo de cooperação que permite a utilização de parte das fibras ópticas subfluviais lançadas pelo Projeto Amazônia Conectada. O acordo permite ainda a integração entre as redes lançadas no âmbito do Programa Amazônia Conectada com as que serão implementadas pelo Programa Amazônia Integrada e Sustentável, cujo objetivo é possibilitar a oferta de serviço de banda larga de boa qualidade à população da região Amazônica.

O Projeto Amazônia Conectada surgiu da necessidade estratégica de conectar as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica Ocidental. Utilizando cabos de fibra óptica lançados pelos leitos dos rios, a Rede Vitória Régia é uma infraestrutura de rede de dados de alta velocidade seguros e confiáveis, que oferece suporte às atividades de Comando e Controle, administrativas e operacionais do Ministério da Defesa na região.

Além de contribuir para as ações de defesa do país, a rede de comunicações estabelecida pelo projeto também possibilita que outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal implementem políticas públicas de inclusão digital. Essa iniciativa permite integrar a população do interior do estado do Amazonas a serviços digitais em áreas como telemedicina, ensino a distância, segurança pública, trânsito e turismo.

 

Fim do conteúdo da página