Integrantes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército visitam Ecossistemas de Inovação Nacionais
Brasília/DF – Entre os dias 15 e 19 de julho, o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia, realizou a 17ª Edição da Imersão Brasil em Ecossistemas de Inovação da MEI/CNI. A atividade teve o objetivo de difundir a cultura da inovação e levantar as possibilidades e limitações em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) dos chamados “ecossistemas de inovação”.
As imersões em ecossistemas de inovação da MEI/CNI são atividades tradicionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), organizadas e executadas pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). A edição atual das imersões endereçou os interesses de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.
A atividade foi elaborada por meio de tratativas realizadas pelo Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) junto à MEI/CNI, sob orientação do Estado-Maior do Exército (Escritório de Projetos do Exército e 4ª Subchefia do EME) e planejadas com foco nos Programas Estratégicos da Força Terrestre.
As atividades da Imersão foram divididas ao longo da semana, passando pelas cidades de Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG e Salvador/BA, em visitas a apoios logísticos locais, com o objetivo de vivenciar as particularidades de cada ambiente de inovação.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, a abertura das atividades teve a participação do Sr Glauco José Côrte, Presidente do Conselho Temático da Indústria de Defesa (CONDEFESA) e Vice-Presidente da CNI; Sra Gianna Sagazio, Diretora de Inovação da CNI; Gen Bda R1 Amir Abdala Kurbun, Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Comando Militar do Sul; Cel R1 Antonio Augusto Brisolla de Moura, Analista do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul e integrante do SisDIA Porto Alegre; Sr Carlos Trein, Diretor Regional do SENAI/RS; e Sr Ricardo Felizzola, CEO da Parit e Líder da MEI.
Ao longo da jornada, foram conhecidas as possibilidades do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Engenharia de Polímeros, do SAP Labs Latin America e do ISI Soluções Integradas em Metalmecânica.
Santa Catarina
Em Florianópolis, a abertura contou com a participação do Gen Ex R1 Adhemar da Costa Machado Filho, Coordenador do Escritório de Ligação-Sul do SisDIA; Gen Bda Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; e do Sr Cesar Olsen, Presidente do COMDEFESA FIESC.
A programação incluiu visitas ao ISI Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, ISI Sistemas Embarcados, Instituto da Indústria, ISI Biossintéticos/RJ e à Fundação CERTI.
Durante as visitas, também foram oportunas as apresentações dos Srs Cleber Rincão, responsável pela Gestão Estratégica da Nanovetores; Paulo Coutinho, Diretor do ISI Biossintéticos/RJ; Fábio Shimizu, Gerente de Pré-Vendas da Suntech; e Adriano Júnior Dias, Assessor de Inteligência e Comunicação da Dígitro.
São Paulo
Na capital paulista, foram dadas as boas-vindas pelo Sr Pedro Wongtschowski, Líder da MEI e Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar. O Gen Div João Challela Júnior, Comandante da 2ª Região Militar; discorreu sobre a importância da Base Industrial para a prontidão das Forças Armadas. O Gen Ex R1 Francisco Carlos Modesto, Coordenador do Escritório de Ligação do SisDIA em São Paulo, mencionou exemplos, internacionais, de negócios ligados à Defesa. As palavras finais da abertura foram conduzidas pelo Sr Leonardo Mendes Nogueira, Vice-Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
Na parte da manhã foram visitadas as instalações da IBM Research Brazil, onde foram oportunas as apresentações dos Srs Henrique von Atzingen, Diretor do ThinkLab; Fábio Rua, Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina; Alexandre Dietrich, da Artificial Intelligence & Data Science Expert; e Leonardo Martins, Pesquisador em Computação Quântica.
Pela tarde, as vistas ocorreram na empresa TOTVS, com apresentações da Sra Isabela Dias, Gerente de Relações Institucionais; Srs Alexandre Apendino, Vice-Presidente de Atendimento e Relacionamento; Gustavo Bastos, Vice-Presidente de Plataformas; Bruno Patrocínio, da TOTVS Labs; Jeferson Tornisielo, da UX Labs; e Vitor Andrade, da iDEXO.
Houve, ainda, a realização do painel sobre a “4ª Revolução Industrial e a Segurança Cibernética”, com a exposição dos Srs Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Prof Dr Marcelo Knorich Zuffo, Coordenador do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI-USP); e Prof Dr Nilton Itiro Morimoto, Presidente do Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).
Minas Gerais
Em Belo Horizonte a abertura foi realizada pelo Gen Ex R1 Rômulo Bini Pereira, Coordenador do Escritório de Ligação do SisDIA em Minas Gerais e pelo Sr René Wakil, Vice-Presidente da FIEMG e COMDEFESA/MG.
As visitas foram realizadas no CSEM Brasil, Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI/FIEMG, ISI Metalurgia e Ligas Especiais e ISI Engenharia de Superfícies, oportunidade na qual o Diretor dos ISI, André Zanatta, apresentou projetos desenvolvidos pelo CIT em parceria com o Exército.
Na jornada vespertina, foram apresentados três projetos de interesse da Força Terrestre:
- Túnel Balístico, pelo Gerente de Tecnologia e Inovação CIT SENAI/MG, Sr José Luciano de Assis Pereira;
- Universidade Federal de Lavras (UFLA) com foco em Defesa, pelo Pró-Reitor de Pesquisa da UFLA, Prof Dr Teodorico de Castro Ramalho; e
- Guarani-IVECO, pelo Cap QEM Eduardo Alysson Alves Gonçalves Macedo, membro da Comissão e Absorção de Conhecimento e Transferência de Tecnologia da IVECO e o Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Engenharia da IVECO, Sr Rodrigo Medeiros.
Bahia
A 17ª Imersão da MEI (Verde-Oliva) encerrou-se na capital baiana, no SENAI CIMATEC, onde os participantes foram recebidos pelos Srs Luiz de Luiz Garcia Hermida, Presidente do COMDEFESA/BA; e Leone Peter, Diretor do SENAI CIMATEC. Ainda na abertura, o Cel R1 Joaquim Izídio Neto, Coordenador do Escritório de Ligação do SisDIA no Nordeste, apresentou o “caminho das pedras” para o melhor funcionamento da Tríplice Hélice.
O fechamento das experiências e imersões em ecossistemas de inovação foi realizado com palavras da Gerente Executiva de Inovação da CNI, Suely Lima Pereira; do Coordenador do Escritório Central do SisDIA, Gen Bda R1 Carlos Roberto Pinto de Souza; do Gen Ex R1 Sinclair James Mayer, Coordenador do Escritório de Ligação do SisDIA em Campinas; e do Gen Ex R1 Rômulo Bini Pereira, Coordenador do Escritório de Ligação do SisDIA e Minas Gerais.
Redes Sociais