Integrantes do DCT doam sangue para o Hemocentro de Brasília Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes do DCT doam sangue para o Hemocentro de Brasília
Início do conteúdo da página
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/dct/images/2020/CAMPANHANATAL2020
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2020/CAMPANHANATAL2020

Integrantes do DCT doam sangue para o Hemocentro de Brasília

Publicado: Quinta, 17 Dezembro 2020 12:42 | Última Atualização: Quinta, 17 Dezembro 2020 12:49

Brasília (DF) - O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) realizou uma Campanha de Natal Solidária, que mobilizou diversos militares do Departamento a doarem sangue para o Hemocentro de Brasília, localizado na Asa Norte, a ação da campanha ocorreu nos dias 07 e 10 de dezembro. 

Recomendação - A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é clara: para que a vida humana tenha mais segurança, de 3,5% a 5% da população de cada país deve doar sangue. O problema é que, no Brasil, esse número não chega a 2%. Isso representa um drama para pacientes com distúrbios crônicos, a exemplo dos hemofílicos, ou mesmo para quem está na fila de cirurgias e transplantes que só podem ocorrer com estoques garantidos nos bancos de sangue.

Medo - Medo de agulha não justifica. Também não há razão para acreditar na série de mitos que envolvem o tema. Por isso, é importante destacar: doar não engrossa nem afina o sangue, não entope nem seca as veias, não provoca anemia, não engorda nem emagrece, não oferece perigo às mulheres no período de menstruação e não risco de contaminação para ninguém.

Como doar? - Ao chegar no Hemocentro, o (a) candidato (a) a doador (a) faz um cadastro, passa por uma triagem clínica, pela coleta de sangue e por fim, recebe um lanche. Conforme as normas técnicas do Ministério da Saúde, há critérios que permitem ou impedem a doação. As principais são:

• Levar documento oficial com foto

• Estar em boas condições de saúde

• Ter entre 16 e 70 anos incompletos

• Pesar mais de 50kg

• Não estar em jejum

Restabelecimento - Finalizada a doação, o corpo do doador começa a se restabelecer quase que imediatamente. A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em quatro semanas. Quanto ao índice de ferro, homens precisam de oito semanas (e mulheres, 12) para retornarem aos números normais. É por esse motivo que o público masculino pode doar sangue a cada dois meses, enquanto que o prazo para o público feminino é de três.

Doe - O Hemocentro de Brasília fica localizado no BL 3 - SMHN conjunto A - Asa Norte, com atendimento de segunda à sábado, das 7h às 18h.

{gallery}2020/CAMPANHANATAL2020{/gallery}

Fim do conteúdo da página