Formatura em comemoração ao 19º aniversário do DCT Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura em comemoração ao 19º aniversário do DCT
Início do conteúdo da página

Formatura em comemoração ao 19º aniversário do DCT

Publicado: Segunda, 10 Junho 2024 15:43 | Última Atualização: Segunda, 10 Junho 2024 15:43

formatura comemoracao 19 aniversario dct

Nesta quarta, 5 de junho, foi realizada formatura alusiva ao aniversário do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) no Forte Marechal Rondon, em Brasília, DF.

A cerimônia teve a presença das seguintes autoridades: do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o Gen Ex JOSÉ EDUARDO Pereira, do Comandante Logístico, o Gen Ex Flavio Marcus LANCIA, do Gen Ex Claudio Coscia MOURA, antigo Vice Chefe de Material, e contou com a presença dos demais generais do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.

O DCT

Fruto da fusão entre a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, sua criação foi uma resposta estratégica do Exército à necessidade de reestruturação e integração das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação para atender às demandas da Força Terrestre, no desenvolvimento de produtos e serviços de defesa com alto valor tecnológico agregado.

Foi nesse sentido que foi criado em 1º de junho de 2005, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), estabelecido pelo Decreto n° 5.426, de 18 de abril de 2005, com sua data festiva fixada em 1° de junho do mesmo ano.

Tem como Patrono o General Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela. Nascido em Portugal no ano de 1688, serviu durante 23 anos no Regimento de Alentejo, entre 1710 e 1733, onde alcançou o posto de Capitão de Cavalaria. No Rio de Janeiro colonial, deu grande impulso à cidade com significativas realizações, como a construção do Aqueduto da Carioca, hoje conhecido como Arcos da Lapa. Sua maior contribuição, no âmbito da tecnologia militar, ocorreu no ano de 1762, quando criou a histórica “Casa do Trem”, precursora dos atuais Arsenais de Guerra.

Dez Organizações Militares, formadas por homens e mulheres altamente capacitados, motivados e inspirados por seu Patrono, compõem o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx). Essas organizações são responsáveis por produzir resultados científico-tecnológicos essenciais à operacionalidade da Força Terrestre, influenciando áreas da doutrina militar, material, ensino, pessoal e logística.

 

 

Fim do conteúdo da página