Exército participa da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Brasília/DF - Oficinas móveis, radares e veículos blindados são alguns dos equipamentos que o Exército Brasileiro colocou em exibição para os visitantes da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 23 a 29 de outubro no pavilhão de exposições do Parque da Cidade em Brasília.
Mais de cinquenta militares de Brasília e Goiás participaram da atividade que é voltada para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio e tem como objetivo apresentar os projetos e programas desenvolvidos pelo Exército na área de Ciência e Tecnologia de forma acessível para a população, estimulando a curiosidade e o interesse pelo tema. No estande do Exército foi possível conhecer equipamentos de confecção de cartas cartográficas, veículos blindados, como o Guarani, a lançadora de foguetes ASTROS 2020, radares de vigilância SABER-M60, além de instrumentos de telecomunicações, mapeamento e desenvolvimento de sistemas informatizados.
O Colégio Militar de Brasília (CMB) também esteve presente, apresentando os projetos de Robótica e de Educação Inclusiva, desenvolvidos por seus alunos. No estande também eram expicadas as formas de ingresso no Exército e no CMB e esclarecidas dúvidas sobre as missões do Exército e de como a Força Terrestre atua na defesa da pátria e manutenção da soberania nacional.
A cerimônia de abertura da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu na última terça-feira (24) e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que inaugurou a feira montada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, que foi visitada por cerca de 100 mil pessoas.
“Os jovens e em especial os estudantes que aqui comparecerem poderão conhecer o que há de mais avançado na tecnologia brasileira”, afirmou o ministro. “Muito conhecimento será absorvido, mas, mais do que isso, essa feira pode despertar junto à juventude suas vocações para a ciência, algo fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país.”
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, anunciou o tema da 15ª SNCT, prevista para outubro de 2018: “Ciência para a redução das desigualdades”.
Esteve presente também na cerimônia o General de Divisão Walmir Almada Schneider Filho, representando o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). O Chefe do DCT, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha também visitou o estande do Exército, onde conheceu projetos apresentados dos alunos do CMB, e também demais Organização Militares que participaram da Semana.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. Neste ano a SNCT tem como tema a “A Matemática está em tudo”. A escolha baseia-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.
No âmbito do Exército Brasileiro, o Departamento de Ciência e Tecnologia é o responsável por coordenar as atividades desenvolvidas durante a SNCT.
{gallery}SNCT{/gallery}
Redes Sociais