Treinamento para integração do Rádio Mallet às viaturas Guarani e MTO Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento para integração do Rádio Mallet às viaturas Guarani e MTO
Início do conteúdo da página

Treinamento para integração do Rádio Mallet às viaturas Guarani e MTO

Publicado: Sexta, 18 Março 2022 11:54 | Última Atualização: Segunda, 21 Março 2022 14:52

Brasília (DF) – No dia 16 de março, ocorreu o treinamento da integração do equipamento-rádio MALLET às viaturas Guarani e Modo Telemática Operacional (MTO) no Centro de Treinamento no Campo de Instrução de Formosa (GO).

O Transceptor TRC-1193B, também conhecido como Rádio Mallet, é um rádio digital, totalmente fabricado no Brasil, especialmente concebido para atender aos mais rigorosos requisitos das comunicações táticas. Além disso, é dotado por uma interface de fácil utilização pelo usuário e possui menu totalmente em português.

Atualmente, os rádios de transmissão veiculares das viaturas do Exército são os norte-americanos do modelo Harris. O rádio Mallet é produzido pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) e oferece uma série de facilidades para a transmissão de dados em redes, tornando-os compatíveis com o Sistema Gênesis de Direção de Tiros e Controle de Fogos, além de ser um produto nacional, de menor custo, mais seguro e customizado para as viaturas do Exército Brasileiro. A proposta é de que seja feita a substituição gradual do rádio Harris pelo rádio Mallet e isso será possível devido a Central de Interoperabilidade Modular (CIM 2000), que faz a integração entre os dois modelos. Em maio deste ano seja feita uma demonstração completa das potencialidades e capacidades do equipamento para o Alto-Comando do Exército.

O treinamento envolveu cerca de 40 militares de diversas Organizações Militares e foram utilizadas 10 viaturas do Exército, sendo uma delas o Guarani. A ação foi acompanhada pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Guido Amin Naves, pelo Comandante do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx), General de Brigada de Sousa Corrêa Filho e por representantes da IMBEL.

 

 

Fim do conteúdo da página