Solenidade de lançamento do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de lançamento do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo
Início do conteúdo da página

Solenidade de lançamento do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo

Publicado: Segunda, 22 Julho 2019 15:06 | Última Atualização: Segunda, 22 Julho 2019 15:06

Brasília (DF) - No dia 19 de julho, ocorreu, no Salão Nobre do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), a solenidade de lançamento do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV).

A cerimônia foi presidida pelo General de Exército DÉCIO LUÍS SCHONS, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, e contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, da ativa e da reserva pró-ativa, que prestigiaram o evento.

O projeto de obtenção do STREV está inserido no Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 e tem como propósitos principais apoiar o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro (MTC-300) e do Foguete Guiado SS40-G, recuperar e modernizar a capacidade do SCTIEx em realizar testes e avaliações de engenhos em voo, especialmente inteligentes, tais como mísseis, foguetes, granadas de artilharia e ARP.

A obtenção do STREV está sob a gerência do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), que contou com a liderança da Diretoria de Sistemas e Material de Emprego Militar (DSMEM) na condução do processo de contratação.

Durante a solenidade, o General de Brigada MAURÍLIO MIRANDA NETTO RIBEIRO, Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar destacou que o referido processo de contratação é pioneiro na história da DSMEM, criada em 16 de novembro de 2015, com a missão de obter sistemas e materiais de emprego militar com elevada complexidade tecnológica, em apoio aos Programas Estratégicos do Exército e em proveito do desenvolvimento de capacidades operativas para a Força Terrestre.

De igual forma, o referido contrato celebrado, no âmbito do DCT, é pioneiro no âmbito do Exército na aplicação do Regime Especial para a Tributação da Indústria de Defesa (RETID), gerando uma redução de aproximadamente 11,7% do valor inicial proposto e, consequentemente, economia em proveito dos demais projetos e ações complementares previstas no escopo do PrgEE ASTROS 2020.

Fim do conteúdo da página