CTEx recebe 2ª Versão do Demonstrador de Tecnologia do Sistema de Visão Assistida Multiespectral (SVAM) Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CTEx recebe 2ª Versão do Demonstrador de Tecnologia do Sistema de Visão Assistida Multiespectral (SVAM)
Início do conteúdo da página

CTEx recebe 2ª Versão do Demonstrador de Tecnologia do Sistema de Visão Assistida Multiespectral (SVAM)

Publicado: Sexta, 05 Junho 2020 11:38 | Última Atualização: Sexta, 05 Junho 2020 11:40

Brasília (DF) - O Centro Tecnológico do Exército (CTEx) recebeu em MAR 2020 a 2ª Versão do Sistema de Visão Assistida Multiespectral (SVAM) desenvolvido em parceria com a empresa nacional Invent Vision S.A., sediada em Belo Horizonte – MG.

Captura_de_Tela_2020-06-05_às_11.27.18.png

O SVAM é um demonstrador de tecnologia que realiza a fusão computacional de imagens obtidas de duas faixas espectrais distintas, a do infravermelho próximo e a do infravermelho distante. A fusão extrai informações visuais sobre o ambiente preponderantemente da imagem do infravermelho próximo, pois apresenta contraste e brilho aproximadamente naturais (compatíveis com a visão humana) e permite certa noção de profundidade. Em contrapartida, a fusão também utiliza informações da imagem de infravermelho distante (ou imagem térmica) para detectar itens de diferentes temperaturas, pois essa imagem é obtida pela captura da radiação térmica emitida pela matéria, independentemente da iluminação do ambiente. A combinação dos dois espectros, infravermelho próximo e infravermelho distante, em uma única imagem torna-se vantajosa na aplicação em campo para a detecção de itens camuflados ou ocultos e para visualização do ambiente, mesmo sob condições adversas, como iluminação ou visibilidade baixas.

 

Captura_de_Tela_2020-06-05_às_11.33.17.png

O SVAM pode ser empregado na área de vigilância ou embarcado em viaturas. Devido à sua aplicabilidade militar, tem demonstrado considerável potencial para se tornar um Produto de Defesa (PRODE), podendo ser o primeiro da América do Latina desenvolvido com tecnologia nacional.

O processamento computacional em tempo real foi o maior desafio tecnológico imposto pelo projeto e foi vencido pela equipe de desenvolvimento durante a fabricação da 1ª Versão do SVAM que foi capaz de exibir imagens a uma taxa de 30 quadros por segundo.

A 2ª Versão, entregue em MAR 2020, recebeu aprimoramentos em relação à 1ª Versão, dentre os quais destacam-se o desenvolvimento de hardware nacional, a melhoria da qualidade das imagens por meio do aprimoramento dos algoritmos de fusão de imagens e a inclusão de novas funcionalidades como, por exemplo, conexão USB para programação e reset manual das imagens.

Para o desenvolvimento do SVAM, o CTEx recebeu um aporte financeiro de aproximadamente R$ 2,8 milhões por meio de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), sendo esses recursos geridos com apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). Ao longo da execução do projeto SVAM, a equipe de desenvolvimento do CTEx foi composta por 12 pesquisadores, sendo 3 doutores, 7 mestres e 2 graduados, além de sua equipe de apoio administrativo.

Fim do conteúdo da página