Com foco na cooperação mútua, 4º Estágio Internacional de Defesa Cibernética reúne militares de 10 países Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Artigos científicos > Últimas notícias > Com foco na cooperação mútua, 4º Estágio Internacional de Defesa Cibernética reúne militares de 10 países
Início do conteúdo da página
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/dct/images/2019/maio/estagio
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/2019/maio/estagio

Com foco na cooperação mútua, 4º Estágio Internacional de Defesa Cibernética reúne militares de 10 países

  • Acessos: 999

Brasília (DF) – Entre os dias 13 e 24 de maio, Brasília sedia o 4º Estágio Internacional de Defesa Cibernética. O evento reúne militares de 10 países e é promovido pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx). As instrução estão sendo ministradas no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE). O estágio tem o objetivo de capacitar militares de nações amigas a realizarem ações na área de cibernética em redes de computadores e sistemas de informação, promover o intercâmbio doutrinário e técnico, além de contribuir para a cooperação internacional nessa área do conhecimento.

O encontro acontece nas dependências do Forte Marechal Rondon, que concentra organizações militares da Arma de Comunicações na guarnição de Brasília. A abertura oficial foi procedida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Décio Luís Schons, que destacou a importância do intercâmbio de informações para o sucesso da atividade de defesa cibernética. "Para fazer face às ameaças no campo cibernético, que são diárias, é necessária a cooperação entre os países e as organizações. Nesse contexto, as lições aprendidas nesse estágio são importantes para enfrentarmos os ataques cibernéticos", destacou.

O Comandante do CCOMGEx, General de Brigada Carlos Alberto Dahmer, também salientou a importância do aprofundamento de relações de conhecimento e confiança entre os países participantes, além do Brasil: Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos, Guiana, Indonésia, Paraguai, Portugal e Uruguai. "Uma das palavras mais importantes na área de proteção cibernética é a colaboração. Estágios internacionais como esse permitem não só a troca de experiências, mas a formação de redes de relacionamentos que permitirão, em situações de crise, a ajuda mútua", pontuou.

A aula inaugural do estágio foi proferia pela professora Patrícia Peck, Pós-Doutora em Direito Internacional e Propriedade Intelectual. Durante a atividade, serão abordados temas como Sistemas Criptográficos, Técnicas Forenses e Vulnerabilidades em Sistemas. O exercício final, no dia 23 de maio, será o Capture The Flag, conhecido com a sigla CTG, que consiste em um conjunto de desafios no campo da defesa cibernética.

 

Fonte: Agência Verde-Oliva
 
{gallery}2019/maio/estagio{/gallery}
registrado em:
Fim do conteúdo da página