Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Chefia
Início do conteúdo da página

Curriculum Vitae do Chefe do DCT

Acessos: 25953

Gen Schons

 CURRICULUM VITAE

General de Exército DÉCIO LUÍS SCHONS

Ao ser nomeado para o cargo de Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, o General de Exército DÉCIO LUÍS SCHONS estava comandando a Escola Superior de Guerra, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2017. 

Nascido em 30 de agosto de 1955, na cidade de Tupanciretã – RS, é filho de LUIZ OSVALDO SCHONS e de CLARA BARROS SCHONS.

Foi incorporado às fileiras do Exército em 8 de março de 1973, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas - SP.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1979 e classificado no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado na cidade de São Gabriel – RS.

Além dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento, Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, frequentou o Curso Avançado de Inteligência, o Curso de Manutenção de Armamento e o Curso de Pós-Graduação em Supervisão Escolar.

Como Oficial Intermediário e Oficial Superior, foi Instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército; Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras; Observador Militar da Organização das Nações Unidas em Angola; Oficial de Ligação da Organização das Nações Unidas na Antiga Iugoslávia; Ajudante de Ordens e Assistente-Secretário do Ministro do Exército; Adjunto da Comissão do Exército Brasileiro em Washington; Assistente do Comandante do Exército e Oficial do Gabinete do Comandante do Exército. Dentre os cargos relacionados a chefia e direção que exerceu, destacam-se os de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e de Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington.

Como Oficial-General, além de ter comandado a Escola Superior de Guerra, comandou a 2ª Divisão de Exército, sediada na cidade de São Paulo, e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria – RS. Foi também Diretor de Avaliação e Promoções, no âmbito do Comando do Exército. No Ministério da Defesa, foi Diretor do Departamento de Desporto Militar, Subchefe de Política e Estratégia e Subchefe de Assuntos Internacionais.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Militar e a Medalha Marechal Hermes Aplicação e Estudo - prata com 2 coroas.

O General SCHONS é casado com a Sra ELISABETH ZUCCHETTI SCHONS. O casal tem três filhas (Clarissa, Stella e Raissa), uma neta (Alice) e um neto (Luís Felipe).

 
Fim do conteúdo da página